domingo, 22 de novembro de 2015

True Bypass Soft Touch - JL PEDAIS

A JL Pedais, empresa Brasileira, sediada em Blumenau/SC, no ano de 2015 acaba de lançar sua própria chave True Bypass.

Existe uma preferência no mercado pela tecnologia True Bypass, pois alega-se que ao colocar muitos pedais Buffered Bypass o sinal começa a degradar, e perde-se a pressão e os agudos.

A JL Pedais, usava o padrão de chave 3PDT que o mercado utiliza, porém, alguns fatos levaram a JL Pedais a estudar e desenvolver uma nova solução, superior a que já existia. São eles:

1. Estalo Mecânico
Quantas vezes, ao acionar o pedal, mesmo com o amplificador desligado, aquele "TEC" mecânico e todo mundo sabia que você tinha ligado seu pedal? pois bem, a tecnologia Soft Touch serve para isso, ou seja, você acionará o pedal, a chave será firme, mas não terá estalo físico.

2. Durabilidade
Uma chave 3pdt, se bem cuidada, usando regularmente, dura algo em torno de 5 a 8 anos, ou seja, em media de 5 mil acionamentos.
A nova chave JL foi desenvolvida para durar no mínimo 10 mil acionamentos, mas essa quantidade pode ser muito superior, logo, estamos falando de um equipamento eletrônico, que venha a durar mais de 10 anos, sem necessidade de manutenção, e quando necessitar, será trocada apenas o contato, o qual terá um custo de R$ 1, e não o custo absurdo da troca de uma 3pdt - Sem contar que muito técnico danifica a placa ao tentar trocar a chave 3pdt.

3. Ruídos e Mal-Contatos
A etapa da chave que faz a comutação do sinal é blindada, ou seja, não sofre com poeira umidade e afins, ou seja, nunca mais, quando a chave estiver no meio do curso para ligar, vai dar aqueles chiados de mal contato.

Chiados de mal contato geralmente são provindos de mal uso, as vezes até impensado. Cuidados como limpar os pedais com pincel, para dirimir a poeira, não deixar o pedal board dentro do carro em dias de calor de 40ºC para evitar a umidade, não deixar o pedal board em ambientes muito úmidos, e A MARESIA que acaba com tantas peças metálicas, e sempre gera mal contato (pelo Sal) nas pás da chave 3pdt.

Como a nova chave JL é blindada, não sofrerá com isso, porém, fica a dica para todos cuidarem de seu pedalboard, pois seja o pedal da marca que for, os potenciômetros (Knobs para leigos) sofrerão com poeira, umidade e maresia, portanto, a dica JL para você ter um pedal sem problemas, é zelar pelo pedal board.

3. Fim do samba
Vamos imaginar que você, está no meio de uma tocata (show - culto - missa - apresentação) importante, e no meio dela, alguém tropeça na tomada que está ligado o pedalboard, ou a fonte desliga (defeito).

Esse é o setup no momento da queda de energia:

Como você tem um setup de pedais true bypass (com 3pdt) você pensa: "vou apenas desligar todos os pedais, e o sinal passa direto, e eu me viro com o drive do amplificador. E naquele momento você vira seu olhar para o pedal board e:

Todos os pedais desligados!!!! E agora?? quem estava ligado?

São n as possibilidades de combinação, e você nem tentará, e vai ligar seu cabo direto na caixa e pronto...Mas e o tempo/vergonha de ter que para o que se estava tocando para desplugar aqui e plugar ali?!?!?!?!

Pois bem, a nova chave JL Pedais, em um caso dessas, leva o pedal a Bypass automaticamente, sem necessidade de ficar tentando achar qual estava ligado e tal.

4. Possibilidade de implementação de funções que facilitem a vida do músico

Pois então, em alguns de nossos pedais implementaremos a opção do Temporary ON, ou seja, se for apertada a chave e manter ela apertada por mais de 1 segundo, o pedal desliga ao tirar o pé de sobre a chave.

Ou seja, você quer dar um Boost somente 3 segundos de um groove, e com a velha 3pdt, você teria que apertar 1 vez para ligar, e depois mais 1 vez para desligar, ou seja, 2 movimentos que podem tirar sua atenção.

Com essa chave, nos pedais que tiverem essa descrição ao redor da chave, você terá também a função temporária.

IMPORTANTE: A função normal de ON OFF com 1 apertada na chave continua lá, ou seja, você pode usar como antigamente, ou, somente nos segundos que tiver com o pé sobre a chave.


Em resumo, a JL Pedais é uma empresa constituída desde seus diretores, engenheiros até os representantes comerciais, por músicos.
Por isso, cada solução desenhada pela empresa é visando a facilidade e prazer do musico que opta por JL.

JL PEDAIS: PEDAIS DESENVOLVIDOS POR VERDADEIROS APAIXONADOS POR MUSICA!

Um comentário:

  1. Olá. Que legal essa chave SoftTouch. Vocês vendem a chave Soft Touch para eu substituir nos meus pedais?

    ResponderExcluir