quinta-feira, 24 de abril de 2014

Buffer x TrueBypass


Olá amigos,

Hoje decidimos falar de um assunto muito importante, mas pouco abordado com riquezas de detalhes, e, para lhe deixar por dentro do que rola por trás da tecnologia, decidimos criar este post.

Primeiramente vamos aos conceitos:

TRUE BYPASS
Como o próprio nome diz, passagem direta, ou seja, o sinal "passa direto" pelo circuito, sem "entrar" nele.
Para esse tipo de chaveamento, usa-se uma chave mecânica que nada mais é do que 3 chaves numa só.
Essas chaves são muito caras e, para muitas empresas que buscam a redução de custo, não são alternativas viáveis. Funcionam! mas são caras.
Prós = Sinal passa direto pelo pedal, sem entrar no circuito (não há perda de sinal, ou vulgo "roubo")
Contras = É uma forma de chaveamento que pode, em alguns casos, gerar um POP ao ligar / desligar o pedal, dependendo da impedância de entrada (explicaremos isso adiante).
 
BYPASS COM CHAVEAMENTO DE LED POR TRANSISTOR
Nesse caso se usa uma chave que custa 50% da chave utilizada no true bypass, porém, são só duas chaves em uma.
Por este motivo o ligar / desligar do led é feito por um pequeno circuito eletrônico que fica ligado em paralelo com a entrada (e/ou saída) do circuito.
Veja bem que aqui o sinal já começa a ser afetado por algum circuito, e por menor que seja a perda, já começa a haver.
Prós / Contras = Perda de sinal imperceptível, mas há

BUFFER BYPASS
Aqui as "gigantes" do mundo dos pedais concentram seus esforços.
Esse sistema custa entre 15 e 20% do valor que se investiria no sistema true bypass.
Consiste em uma única chave e mais um pequeno circuito eletrônico que atua como um relê (só para ilustração).
Neste caso o sinal entra no circuito, e conforme o chaveamento (ON - OFF) ele prossegue no circuito (gerando o efeito) ou é direcionado logo para a saída (clean).
A grande briga mundial é que há uma eterna luta para deixar esse sistema o mais cristalino possível.
Prós = Sinal entra com alta impedância e sempre sairá com baixa impedância
Contras = Gráficos não mostram mas ouvidos sentem, que se você utilizar muitos pedais com essa tecnologia em seu setup, haverá uma perda de certas frequências, aonde muitos chamam de "matar o som"

IMPEDÂNCIA, O QUE É ISSO?
Simplificando, impedância é o ato de impedir a passagem do sinal. Vamos ficar com esse conceito simples para todos entender.
Quando um cabo é ligado na sua guitarra (por exemplo) existe entre a face do captador e a ponta do cabo, um alto impedimento a passagem de sinal, e, o sinal chega a ponta do cabo com uma impedância altíssima.

Vamos fazer uma comparação esquecendo eletrônica: O noivo vai ao seu casamento despenteado. Mesmo despenteado ele não deixa de ser o noivo, porém, se estivesse bem penteado todos o admirariam e diriam: "nossa como ele está bonito".

E agora? como vamos "pentear" (casar impedância) o noivo (sinal que entra na cadeia de pedais)?
Resposta = Para isso que existe o sistema Buffer.

ESTOU CONFUSO - O QUE DEVO USAR / FAZER?
Para que o sistema truebypass funcione com perfeição, em captação de frequências indesejadas  advindas da entrada de sinal de alta impedância (não bufferizado), recomenda-se que o primeiro pedal da cadeia seja um pedal que conte com o sistema buffer.
Alguns usam como buffer o afinador ou outro pedal do inicio da cadeia, porém, o mais recomendado é que se tenha um buffer não só pra chaveamento do sinal, e sim, um buffer que permita pequenas correções de perda de sinal (se necessário).


TÁ BOM, ME DIGA O QUE USAR ENTÃO
A JL Pedais desenvolveu o pedal The Booster que é um Booster Clean que conta com dois controles de equalização para corrigir as perdas de sinal geradas entre o captador de seu instrumento e o jack de entrada do primeiro pedal de efeito de sua cadeira de pedais.

Use o pedal:
- chave na posição LOW
- SEMPRE LIGADO
- boost próximo a zero (entre 8 e 9 horas)
- equalizações em 50% (12 horas)

Deixando o pedal sempre ligado, ele fará com que o sinal entre pelo Clean Boost, mas, como o Boost está próximo de zero db, não haverá amplificação, logo, o pedal servirá para casar a impedância (pentear o sinal).
Ai a grande sacada é que se você sentir que está com excesso (ou falta) de grave (ou agudo), é só regular nos controles de equalização.


COMO DEVO PROCEDER COM A REGULAGEM PARA CHEGAR NO SOM MAIS NATURAL POSSÍVEL?

1 - Ligue o The Booster como primeiro pedal da cedeia
2 - Deixe o pedal ligado
3 - Plugue a guitarra no pedal e o final da cadeia de pedais no amp, depois tire e ligue a guitarra direto no amp. Faça isso inúmeras vezes e vá regulando o pedal até chegar no timbre da guitarra igual entre ligar direto ou usar o pedalboard.

Chegando na regulagem ideal, você sempre deixará o The Booster ligado em sua cadeia de pedais, pois será ele que será o responsável por manter seu timbre com a impedância sempre casada, e, fornecerá para os demais pedais este sinal de baixa impedância e com o timbre fiel ao de seus captadores + guitarra.


CONCLUINDO
- True Bypass é a forma de comutação de sinal mais eficaz e que mais agrada os ouvidos de nós músicos,  porém, para extrair o máximo deles, é necessário um pedal Buffer para regenerar o seu sinal (casar impedâncias | pentear o sinal).

- Toda cadeia de pedais necessita de um pedal Buffer no início a fim de regenerar o seu sinal (casar impedâncias | pentear o sinal).

4 comentários:

  1. Uso somente pedais truebypass, e ja tinha percebido que existe uma pequena perda, mas é complicado de explicar em palavras.

    É como se fosse uma perda, mas, não me incomodava pois sempre há um pedal ligado, logo, com algum pedal ligado o cara nem percebe.

    Mas ai que está, se eu entendi bem, eu deixaria um pedal The Booster ligado 100% do tempo numa regulagem que fosse capaz de não regenerar só o sinal, e sim as frequencias perdidas. Isso?

    Já vi uma vez um amigo usando um booster no inicio da cadeia de pedais, mas nunca tinha entendido o porque.

    Então amigos, existe mais alguma vantagem em usar o booster de vocês no começo da cadeia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, boa noite

      Você está corretíssimo em suas afirmações, ou seja, o The Booster não é só um booster, e sim, se usado 100% do tempo ligado no inicio da cadeia de pedais, ele faz a função de Buffer, porém com a opção de corrigir até um pouco da equalização perdida.

      Outro fato a se lembrar é que você tem um booster no inicio da cadeia de pedais, sendo usado o tempo todo como buffer, ou seja, não aumentando o volume. Logo, a quando você ligar um overdrive, distortion ou fuzz e quiser ainda mais ganho, é só aumentar o Knob de Boost, pois o sinal sairá do The Booster com mais db, logo, o drive terá uma entrada de sinal muito alta, e distorcerá mais.

      Ou seja, um pedal multi função.

      Entendeu?

      Excluir
  2. Onde compro esse pedal, The Booster?
    jadielcosta@agenciakletos.com

    ResponderExcluir
  3. Onde compro esse pedal, The Booster?
    jadielcosta@agenciakletos.com

    ResponderExcluir