terça-feira, 8 de abril de 2014

Ordem dos pedais

Olá, 

Este será o primeiro tutorial do novo blog da JL Pedais, aonde abordaremos vários assuntos que geram dúvidas para a grande maioria dos músicos.

Como primeiro assunto, escolhemos a famosa ORDEM DOS PEDAIS para explicar e dar algumas dicas.

Vamos explicar a seguir as etapas desta sequencia:

ETAPA ZERO - ANTES DO SETUP DE PEDAIS

Recomenda-se sempre utilizar como primeiro pedal da cadeia um pedal tipo buffer (que pode ser o próprio afinador).

Este pedal "casará" a impedância de sua guitarra com a impedância dos circuitos eletrônicos por onde este sinal passará.

Em suposição que o setup seja 100% true-bypass, em caso de ligação direta do instrumento na cadeia, pode acontecer um assobio em volumes elevados.
Esse assobio é advindo do "descasamento" de impedância, mas, é facilmente resolvido com a utilização de um Buffer (afinador com sistema buffer ou pedal de buffer dedicado).

ETAPA ZERO B - NOISE GATE (ELIMINAÇÃO DE RUIDO)

Este pedal é destinado ao corte do ruido provindo de seu equipamento, e é comumente utilizado entre as 1 a 3A a seguir.

Dica: A maioria das pessoas a qual ´se vê usar, preferem usá-lo após o afiador, ou caso use o afinador via saída dedicada, usam entre a guitarra e Etapa 2.

Mas...é questão de gosto, porém, devendo ser usando no máximo antes da etapa 3A.

ETAPA 1 - AFINADOR

O pedal afinador é um pedal que não altera o som de sua guitarra, mas, para seu correto funcionamento, o ideal é que o sinal entre neste pedal com o som mais "redondo" possível, por isso, recomenda-se usá-lo no inicio do setup.

Dica: Se houver possibilidade de usar uma saída dedicada de algum pedal para ligação do afinador, é recomendado, uma vez que se o sinal precisar "entrar e sair" em menos pedais, a "degradação" no som será menor.

Obs.: Mesmo pedais bypass e true-bypass exercem força eletrônica sobre seu sinal, força essa, que pode ser pequena, mas num setup de 10 ou 15 pedais, você verá que haverá um acréscimo (ou decréscimo) de alguma frequência.

ETAPA 2 - FILTROS

Classificam-se nessa etapa o Wah-Wah e o Envelope Filter.

Eles atuam diretamente na grade de frequência de seu instrumento, por isso, para o correto funcionamento destes pedais, é necessário que seja imputado sinal puro.

Outro ponto a se destacar é a dependência da dinâmica da mão do músico, aonde dependendo da pegada, a sonoridade muda.

ETAPA 3 - COMPRESSORES

Este pedal nivela o sinal que sai dele, ou seja, se você tocar forte ou fraco (diz-se dinâmica) o pedal nivelará o sinal de saída para o mesmo volume.

ETAPA 3A - BOOSTER PRÉ (OPCIONAL)

Esta etapa consiste em ligar entre o compressor e os drives, um booster, aonde terá a função não de aumentar o som, e sim, de aumentar a distorção do sinal.

Um booster aumentará o nível de sinal (uns 20db - em média), e se você estiver utilizando um drive, e quiser mais ganho (distorção), basta ligar o booster antes, que ele clipará o sinal de entrada, oferecendo ainda mais distorção para seu som.

DICA: Este é o segredo que muitos não contam!

ETAPA 4 - ODF (Drives)

Esta é a etapa aonde serão conectados o Fuzz o Overdrive e o Distortion.
Essa etapa gera muita discordância entre os guitarristas, e preferimos dizer que dependerá muito do gosto pessoal de cada um.

Nossa dica: Overdrive > Distortion > Fuzz

Ligando o overdrive antes dos drives mais pesados, ele poderá servir como o booster que explicamos na etapa 3A.

ETAPA 5 - BOOSTER PARA AUMENTO DE VOLUME

Nesta etapa (após os drives) o booster serve para aumentar o volume.

ETAPA 6 - EQUALIZADORES

Comumente utilizados depois dos drives, os equalizadores também podem ser utilizados no final da cadeia de pedais (dependo do gosto pessoal).

Estes pedais servem para "temperar" o timbre de seu instrumento, adicionando ou cortando frequências desejadas e/ou indesejadas.

ETAPA 7 - PITCH SHIFTER

Este tipo de pedal altera a afinação do instrumento.
Exemplos: Tônica + 3ª | Tônica + 5ª | Tônica + 8ª up| Tônica + 8ª  down | Só som oitavado | entre outros

Muitos músicos preferem usar essa etapa após a etapa 2 ou 3, provando assim que a ordem dos pedais "não é uma ciência exata", ou seja, depende muito do ouvido e do gosto de cada um.

Faça seus testes!

ETAPA 8 - MODULAÇÕES

Nesta etapa classificam-se o Chorus, o Reverb, Phaser, Flanger, Vibe, Tremolo, entre outros.

Cada um destes efeitos fará o sinal de sua guitarra "viajar" em seu universo, por isso leia e escute bastante o som deles.

ETAPA 9 - VOLUME

Pedal para abaixar o volume do sinal vindo das etapas anteriores.

ETAPA 10 - DELAY

Considerado por muitos, um dos efeitos indispensáveis da cadeia de pedais, o delay é o efeito de repetição do som tocado.

Existem dois tipos de delays:

a) Analógicos, que degradam o som da nota tocada a cada repetição, até "não sobrar nada" (mais vintage);
b) Digitais, que repetem exatamente a mesma nota tocada, porém, vai diminuindo o volume a cada repetição, até "zerar" (mais moderno).

> POR FIM, AMPLIFICADOR


OBSERVAÇÃO: Existe ainda a opção da ligação em loop do amplificador, mas esse assunto será tratado em novo post, pois esse já ficou bem extenso.

Com isso concluímos a primeira matéria do FAQ JL PEDAIS.
Envie sua sugestão de FAQ no formulário de contato a direita desta página.
Forte abraço,

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Augusto. Parabéns pelo seu trabalho também.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Felipe.
      Qualquer duvida ou sugestão de matéria, mande no formulário "fale conosco", que assim que possível postaremos.

      Excluir
  3. Faltou falar na opção de usar pedal de volume ANTES das distorções e drives. Assim, diminuindo o volume reduz o ganho do(s) drive(s).
    Outra opção também é usar o pitch shifter no começo da cadeia, logo depois dos filtros. Pra mim funciona melhor, perde menos frequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano o pedal de volume depois das distorções aí sim ele vira volume,
      O ganho vc pode regular no knobe da guita

      Excluir
    2. Realmente, mas ele antes das distorções regula o ganho dos drives. Eu geralmente uso ele no lugar do knob, é mais prático...

      Excluir
    3. Unanimidade não há nesse caso.
      Temos que ver que cada um tem um ponto de vista, e que vale a pena testar as ideias dos outros para ver se numa dessa não poderia se encaixar ao nosso som...
      Teste não mata ninguém...e sim, auxilia no crescimento.
      Obrigado pelas dicas.

      Excluir
  4. Muito boa iniciativa amigos . Parabéns e vou seguir vcs por aqui de agora em diante e posso contribuir em algumas coisas interessantes falando sobre como utilizar padrões rítmicos de alguns dos ritmos que suamos aqui no Nordeste ( Ijexá, Maracatus , Frevos, Cirandas, Côcos , Baiões etc..... ) . Abç e obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, nós que agradecemos seu view a este post / blog.
      Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, eu particularmente uso Guitar > Phaser > Distorção > Overdrive > Booster > Delay, mas é tudo questão de ouvir, pesquisar, regular e gosta dos timbre!

    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Joni, como falamos acima: "tudo questão de testar".
      Abraço

      Excluir
  7. Muito bom o post! Este é um assunto que gera dúvidas desde os iniciantes até os mais experientes guitarristas. Gostei da preocupação didática, aplicada nas explicações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ricardo, que bom que gostou.
      Contamos com o seu (e de todos os demais bloggers) apoio a fim de nos enviar duvidas e sugestões de matérias, a fim de explicarmos aqui no blog.
      Sempre, tentaremos expor o assunto bem detalhado e didático, a fim de garantir que todos captem as ideias.
      Abs Ricardo

      Excluir
  8. Amigo, uso uma G2.1u e um pré amp no meu setup, mas noto alguns ruídos em decorrência de eles não estarem na ordem correta. Gostaria de uma dica: em que posicionamento eles devem estar em uma ordem de Setup? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, geralmente os ruídos em uma cadeia de pedais são provindos das conexões entre os pedais. Muitas vezes compramos pedais caros e plugs pedal>pedal ou cabos jujubinha, o que gera um ruído desgraçado. Sugerimos para que se tenha garantia de se usar os cabos entre os pedais de uma boa qualidade (assim como os cabos antes e pós pedalboard). Caso os cabos sejam de ótima qualidade, sugerimos para usar a ordem acima sugerida. Se mesmo assim não limpar o ruído, entre em contato, que solicitaremos um video para poder te ajudar a sanar sua pergunta.

      Excluir